Depressão

Depressão

  • Os sintomas de depressão podem indicar desânimo, desesperança, desmotivação, angústia, tristeza, irritação, frustração, preocupação, culpa, apatia, impotência, e revolta, e podem ser um resultado de experiências traumáticas passadas do indivíduo. O entusiasmo e agrado pelas atividades que desempenhava decrescem ou simplesmente deixam de existir. Para além dos sintomas acima, a pessoa pode sentir fadiga, cansaço e perda de energia, falta de confiança e de auto-estima, inferioridade, falta ou excesso de apetite, perturbações do sono, alterações na concentração e da memória, diminuição do desejo sexual, dificuldade na tomada de decisões, e manifestação de sintomas físicos, como dores musculares e abdominais. A ideação suicida poderá também ocorrer.
  • A depressão pode ser causada por ansiedade prolongada, traumas anteriores, afastamentos, perdas, alterações na rotina, toma de substâncias, mudanças hormonais bruscas, entre outras.

Como pode o suporte psicológico ajudar?

  • O acompanhamento psicológico pode ajudar a pessoa a explorar os motivos da depressão, auxilia também o individuo a conhecer-se a si própria e a entender o sentido dos aspetos que dão origem a sua personalidade e que também permitem transformar-se.