Orientação Vocacional

Orientação Vocacional

  • A Orientação Vocacional permite analisar os interesses, personalidade e competências do individuo, de forma a proporcionar indicações, quanto aos caminhos académico e profissional, assim como um aprofundamento de si próprio. A escolha, relativamente à vida escolar, ocorre com frequência no 9º ano, ou seja, no momento em que o adolescente necessita decidir qual área seguir: Ciências Socioeconómicas, Ciências e Tecnologias, Línguas e Humanidade ou Artes Visuais, ou que curso profissionalizante escolher. Depois de terminar o 12º ano é necessário decidir o caminho profissional e/ou académico a seguir. Atualmente, sabe-se que há diversos motivos psicológicos e pessoais que intervêm na decisão vocacional tais como: intelectualidade, maturidade vocacional, curiosidade, interesses, valores, necessidades, auto-conceito e personalidade. É bastante importante que o processo de escolha esteja equilibrado com o conhecimento acerca das competências e interesses pessoais, as possibilidades facultadas pelas organizações de ensino e formação, e características que cada opção de percurso apresenta.

Como pode ajudar a orientação vocacional?

  • A orientação vocacional é realizada ao longo de 5 sessões com um psicólogo ou psicóloga com o objetivo de esclarecer dúvidas, proporcionar informação, auxiliar no amadurecimento de convicções sobre o futuro e avaliação das competências e aptidões escolares e profissionais. Assim sendo, possibilitará que o jovem ou adulto expanda o conhecimento sobre si mesmo, encontre o método formativo mais adequado a si, e investigue caminhos vocacionais e profissionais, de forma a integrar um futuro académico e profissional adequado às suas necessidades, talentos e vocações.
  • Em concreto as sessões englobam uma entrevista inicial vocacional para analisar as suas necessidades e também para ficar a par das suas expetativas; a avaliação para a realização de vários testes e entrevista final para fornecer os resultados e o relatório com toda a informação.

Capítulos de livros publicados

  • von Humboldt, S., Rolo, J. & Leal, I. (2021). Psychological assessment. In D. Gu & M. E. Dupre (Eds.), Encyclopedia of gerontology and population aging. (pp. 1-8). New York, NY: Springer, Cham. [E-pub ahead of print]. (Visualizar em Detalhe).