Ansiedade

Ansiedade

  • A ansiedade pode ser provocada por aspetos ambientais, biológicos, genéticos e psicológicos, e pode estar juntamente presente com a depressão. Algumas circunstâncias podem levar à ansiedade, tais como: stress continuado, vivências traumáticas tanto na infância como na fase adulta, excesso de substâncias (e.g., drogas, álcool e cigarro) e características de personalidade (e.g., perfecionismo e necessidade de controlo).
  • A ansiedade continuada pode causar sintomas físicos, tais como, carências imunológicas, herpes, psoríase, problemas digestivos, entre outros. Outros sintomas poderão incluir: aumento dos batimentos cardíacos, encolhimento dos vasos sanguíneos, com o intuito de transportar o sangue mais depressa; diminuição dos movimentos intestinais, a fim de armazenar energia para outros procedimentos; libertação, em maior quantidade, glicose no sangue, com o intuito de fornecer energia às células; libertação do cortisol, provocando o crescimento da gordura corporal e a suspensão do muco da parede gástrica, e distensão das pupilas, com o objetivo de aperfeiçoar a visão.
  • Indivíduos que sofrem ataques de ansiedade, podem experimentar forte inquietação, medo em momentos simples do dia-a-dia, para além de certas manifestações físicas, que complicam as suas tarefas do quotidiano.
  • Os problemas de ansiedade podem provocar ataques de pânico, com características tais como, pensamentos sobre a morte, sensação de irritabilidade e pânico descontrolados, aumento da respiração e da frequência cardíaca, complicações gastrointestinais, tonturas e vertigens, entre outros.
  • Estudos anteriores indicam que o diagnóstico de depressão ultrapassa a ansiedade em 2% dos casos, que situações de ansiedade prolongada se convertem depressão em 24% dos casos.

Como pode o suporte psicológico ajudar na ansiedade?

  • Quanto à ansiedade, o acompanhamento psicológico pode auxiliar o indivíduo a entender os motivos, abordar os acontecimentos para lidar com a ansiedade e diminuir os seus sintomas.

Capítulos de livros publicados

  • Naz, H., Ilyas, N. & von Humboldt, S. (2021). Performance anxiety. In D. Gu & M. E. Dupre (Eds.), Encyclopedia of gerontology and population aging. (pp. 1-5). New York, NY: Springer, Cham. [E-pub ahead of print]. (Visualizar em Detalhe).