Obesidade

Obesidade

  • A obesidade é para além de um excesso de peso, uma patologia definida pela quantidade de peso corporal desproporcional à estrutura do indivíduo. A evolução da obesidade pode estar relacionada com a genética familiar, alimentação deficiente, ausência de exercício físico, sedentarismo, ingestão de medicamentos, causas emocionais e psicológicas, alterações metabólicas e doenças endócrinas.

Como pode o suporte psicológico ajudar?

  • O acompanhamento psicológico tem como objetivo ensinar os indivíduos a explorar e integrar as suas emoções. Em concreto, poderá ajudar a compreender e a integrar as razões e os sentimentos para o comportamento alimentar desviante e outros associados, isolamento, mal-estar e desespero, e a sua relação com a dinâmica psicológica interna do indivíduo e a adotar comportamentos alimentares saudáveis.

Capítulos de livros publicados

  • von Humboldt, S. (2021) Obesity, perceived weight discrimination, and well-being. In D. Gu & M. E. Dupre (Eds.), Encyclopedia of gerontology and population aging. (pp. 3579-3585). New York, NY: Springer, Cham. (Visualizar em Detalhe).