Outros problemas alimentares são sinalizados por mudanças significativas e duradouras do comportamento alimentar. Pode acontecer que pessoas com anorexia nervosa apresentem uma visão distorcida da forma e do peso corporal (por ex. jovens do sexo feminino). Estes indivíduos podem ver o respetivo corpo como esteticamente inapropriado, mas na realidade, esta perceção não corresponde à sua imagem real, o que pode afetar seriamente o seu auto-conceito e auto-estima.
A anorexia é uma perturbação relativamente frequente que se define pela séria dificuldade do manter um peso corporal adequado mínimo, uma vez que apresenta um receio significativo de engordar e uma visão muito distorcida da forma ou do peso do corpo. Estes indivíduos podem estar em frente a um espelho, ver a imagem de um corpo gordo, apesar de na realidade e encontrarem magros. Problemáticas psicológicas, nomeadamente de vinculação, podem estar associadas à anorexia.
É comum o indivíduo com esta psicopatologia insistir que não tem um peso normal ou abaixo do normal, praticar exercício físico intenso, estimular o vómito e permanecer em jejum por longos períodos. É também comum a ingestão de laxantes e diuréticos para eliminar a comida ingerida.
Como pode o suporte psicológico ajudar?
Os indivíduos com esta psicopatologia frequentemente referem que não estão doentes e, são muitas vezes encaminhados por membros da família para a psicoterapia. A anorexia é uma psicopatologia com uma elevada taxa de mortalidade, e portanto torna-se premente e em alguns casos urgente a intervenção psicológica.